Hoje vamos falar mais sobre o CPC (Custo por Clique), que é o mais utilizado e o que tem um resultado mais efetivo. Uma vez que você vai pagar por cliques em seu anúncio, é necessário definir quanto vai pagar em cada clique, como em Links Patrociados do Google Adwords, mas para chegar no valor que você irá pagar por cada clique não é tão simples, pois um clique não quer dizer uma venda na sua loja virtual.
Muitas empresas não sabem Como Calcular o CPC máximo e acabam descobrindo na pratica quando a campanha fica no vermelho. Se tratando de padrões do Comércio Eletrônico no Brasil a taxa de conversão gira em torno de 1%, ou seja você precisa de 100 visitantes em sua loja para conseguir gerar uma venda.
Ao iniciar o planejamento de uma campanha de performance ou mais conhecida como CPC, você precisa saber qual é o seu lucro por pedido, a sua taxa de conversão, e o número de vistantes que é necessário para chegar no resultado desejado. Vamos dar um exemplo para uma loja virtual de Cosméticos:
No exemplo sabemos que a Loja Online tem uma taxa de conversão de 2% e o lucro por pedido é de R$ 50,00. Com 50.000 visitas a loja terá um lucro bruto de R$ 50.000,00. Então a empresa poderá gastar até 50 mil reais na aquisição de visitantes que ainda não terá prejuízos. Normalmente as empresas na hora de planejar a campanha acabam optando por uma porcentagem desse lucro para chegar a um CPC médio, obter lucro e ainda gerar receita
Com isso vamos pegar 40% do lucro para o orçamento da campanha:
Você tem R$ 5.000 de investimento no Adwords.
Mais R$ 3.000 de Criação da Landing Page e otimização da Campanha.
Totalizando um custo de R$ 8.000
Para chegar em um CPC Médio de uma campanha é só seguir a seguinte fórmula:
Custo por Clique = Orçamento da Campanha/Número de Visitantes
Custo por Clique = 8.000/50.000 = 16 centavos o clique
Agora com o CPC médio em mãos é possível criar vários cenários para analisar qual será o CPC máximo que a campanha poderá ter para não agir no vermelho. Mas como certas palavras-chave são mais competitivas, poderá ser necessário aumentar o CPC médio da campanha como mostra a tabela abaixo mostra você irá saber até onde pode chegar.
Cenário A | Cenário B | Cenário C | |
Total de Visitantes | 50.000 | 50.000 | 50.000 |
CPC (R$) | 0,16 | 0,60 | 0,94 |
Custo Total | R$ 8.000,00 | R$ 30.000,00 | R$ 47.000,00 |
Numero de Pedidos | 1.000 | 1.000 | 1.000 |
Lucro por Pedido | R$ 50,00 | R$ 50,00 | R$ 50,00 |
Lucro Total dos Pedidos | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 |
Orçamento da Campanha | R$ 8.000,00 | R$ 30.000,00 | R$ 47.000,00 |
Custos Adicionais | R$ 3.000,00 | R$ 3.000,00 | R$ 3.000,00 |
Lucro Total | R$ 39.000,00 | R$ 17.000,00 | R$ – |
Podemos notar que o melhor cenário que temos é o “A”, onde o lucro total da campanha chega a 39 Mil reais, pagando um CPC de 16 centavos, o que não é nada fácil, pois além de ter um bom anúncio, é necessário ter uma boa landing page, que tenha uma boa usabilidade para fazer a visita converter em venda. No cenário “C” é o limite para a campanha empatar o investimento com a receita, mas acaba não gerando nenhum lucro o que dependendo da estratégia da empresa não é nada bom.
Espero que tenho ajudado a você saber Como Calcular o CPC Máximo de uma campanha.